terça-feira, 12 de maio de 2009

Coordenador de Cultura de J.do Seridó explica porque pintou o Sobrado colorido.



Veja parte das explicações do Coordenador de cultura Diego Marinho e tire sua conclusões;

No dia 7 de maio de 2009, o prefeito de Jardim do Seridó-RN, Padre Jocimar Dantas de Araújo, inaugurou o Solar Padre Justino Pereira de Brito, sede das novas instalações da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo. O sobrado edificado em 1860, pelo primeiro vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, passou por uma reforma em sua estrutura interna e externa, sendo transformado no templo da cultura jardinense.

O frontispício do sobrado foi pintado de múltiplas cores, o que faz lembrar o Pelourinho da Bahia. Mas, o por que das cores? Porque a sede da Secretaria de Cultura deve ser um “lugar de memória”, onde até em suas paredes a cultura pode ser representada e nada mais significativo para lembrar a Cultura Popular Brasileira do que a multiplicidade de cores. Esta diversidade quer mostrar que habitamos um espaço marcado pela diversidade.

Segundo Diego, que compara Padre Jocimar com Heráclito Pires, neste início do século XXI, Jardim do Seridó-RN é administrada por um novo Heráclio Pires, sendo o Padre Jocimar Dantas de Araújo, um homem culto e com os olhos na história, restaurou os nossos costumes e tradições, ao pintar o Solar Padre Francisco Justino Pereira de Brito com as cores da cultura, com a diversidade das artes do povo jardinense, reafirmando que existe um Jardim “todo colorido” no sertão do Seridó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário